Quantas visitas!!

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Férias!

   Como poderia eu abandonar esse cantinho mais uma vez? Lendo as postagens antigas, vi que deixei muita coisa passar e deu uma pontinha de tristeza. Apesar das simples coisas que registro aqui, futuramente podemos ler, reler, relembrar e isso é incrível.

Férias
   Foram maravilhosas. Vinte e poucos de dias de pura alegria pra uma criança que esperava muito por isso (mamãe e papai também). Anita já tinha conhecido a praia, em 2013, mas não tinha lembrança criadas por ela mesma, apenas as fotos. Então, desde que pensamos na possibilidade de viajar e visitar a praia, já disse pra ela que teria que comprar uma roupa de praia, pois da última vez ninguém conseguiu convencê-la de ficar vestida nem por um minuto em frente ao mar. Dessa vez foi bem mais tranquilo.

   Arrumamos as malas e partimos rumo à capital no dia 18.09.2015. Até o cachorro foi junto. Pobre Flick, encontrado na rua, desnutrido, sujo, mas muito fofinho. Levamos pra casa e tratamos dele. Como ainda cabia no carro sem ocupar muito espaço e não tinha com quem ficar, levamos o bichinho. Chegar em Porto Velho é uma alegria e também um alívio. Anita pula de felicidade quando chega em frente à casa da Vó Cris. Logo depois já pergunta se vamos pra casa da Vó Nery no dia seguinte.

   Passamos uma semana e meia em Porto Velho resolvendo algumas coisinhas, aproveitando pra fazer um check-up e também umas comprinhas. Aqui onde moramos é muito frequente irmos a um lugar e não ter aquilo que procuramos e, então, inicia-se uma saga e, muitas vezes, não encontramos o que queríamos, mesmo tendo entrado de loja em loja. Quando chegamos na capital, é o paraíso. No mercadinho da esquina tem tudo! Shopping e lojas de departamento então, sem comentários.

Praia do Atalaia - Salinas/PA
   Então, chegou o grande dia da viagem. Embarcamos às 4h da manhã do dia 29.09.2015, rumo à Belém. Após um tranquilo voo de 4h, chegamos à capital paraense. Lá, encontramos minha mãe e irmã, as quais eu não via há quase dois anos. Dessa vez, além do marido, levei meu pai, pois ele, que já morou em Belém e tem familiares por lá, não os via há quase 20 anos! Do aeroporto, saímos rumo a Capanema, cerca de 200 km de distância da capital. Lá residem minha avó materna, tios, tias, primos... Foi uma festa, especialmente pra Anita, que tinha atenção de todos.

Família!
   Já no dia seguinte, PRAIA! A praia do Atalaia, em Salinópolis, foi a escolhida. A mesma que tínhamos visitado em 2013. Foi um dia de muita diversão pra minha pretinha. Só não quando a água salgada entrava no olho. Apesar de alguns percalços pelo caminho, foi um ótimo dia junto da família. Anita aproveitou tanto que mal entrou no carro de volta pra casa e já dormiu. Chegou na casa da bisa e tomou banho dormindo.

Lagoa Azul
   Dia seguinte: balneário. Água doce e límpida, dando um tom esverdeado na "Lagoa Azul" de Capanema. Mais um belo dia em família. Aproveitamos bastante. Peixinho assado, açaí gelado, Huuum...

   Nos dias que se seguiram, visitamos a pracinha, a igreja, fizemos um bolo de aniversário antecipado pra Anita e pra Vó Lú, que fazem aniversário no finalzinho do mês de outubro.

Praia de Ajuruteua/PA
   Na segunda, 05.10.2015, praia de novo. Dessa vez em Ajuruteua. Praia linda, calma, água bem menos salgada que em Salinas. O caminho até lá foi longo. Pegamos um ônibus pra Bragança e, de lá, outro pra Ajuruteua. No total, levamos umas 3h pra chegar à praia. Mas valeu cada centavo/minuto. Lugarzinho simples, tranquilo e lindo. Chegamos por volta das 11h30 e a maré ainda estava alta, começando a baixar. Almoçamos e fomos pra água, pois a maré já tinha baixado um pouco. Anita construiu seu castelo de areia, brincou muito de pular as ondas com a tia Gabi, com o papai e com a mamãe, até o sol se pôr. Então, fomos pra pousada, ali na praia mesmo, só subindo uma escada, lanchamos e fomos pro quarto. No dia seguinte, acordamos bem cedo pra ver o sol nascer no mar e também pra pegar o primeiro ônibus de volta pra Bragança. Esperamos, tomamos o desjejum, e nada do sol aparecer. O ônibus passava às 6h. O horário se aproximava e por fim, pouco, mas muito pouco antes do ônibus chegar, o sol apareceu e formou uma paisagem linda. Cenário perfeito para uma foto da família, com mãe, pai, vó, vô, tia, tio, primos... até o garçom da pousada tirou foto com a gente!

Família em Ajuruteua/PA
Amo muito!
   De volta pra Capanema, arrumar as malas e partir pra capital na manhã seguinte. Meu pai seguiu viagem pra Belém, encontrar seus queridos e nós fomos um dia depois. Lá chegando, deixamos as malas na casa de uma amiga de minha mãe e fomos passear em Belém. Estação das Docas, Ver-o-Peso, Casa das Onze Janelas, Forte do Castelo e Feira do Piracuri, na Orla de Icoaraci. Mais fotos em família, lembrancinhas pra quem ficou em Rondônia e pra gente também, por quê não?! Pizza e casa. E no dia 08.10.2015, a festa acabou. Enxugar as lágrimas da vó Lú, que embarcou com a tia Gabi pra Macapá, responder perguntas como "porque ela tava chorando mãe?", "por que elas moram longe da gente?" e ter que lidar com "mamãe, eu tô com saudade delas", antes mesmo do avião sair da pista.

Forte Castelo - Belém/PA
Estação das Docas - Belém/PA
   É... de volta à realidade. De volta pra Rondônia. Graças ao bom Deus, chegamos bem, voo tranquilo e ano que vem tem de novo! Sempre volto das férias já pensando pra onde vou nas próximas; tá, nem sempre viajamos, mas... logo em seguida, quero ir pro mesmo lugar. Interior, praias, família. Pode ser que na próxima, marquemos um encontro em outra parte do litoral, mas dá dó de não ir visitar os familiares quando se tem a oportunidade. Afinal, são mais de três mil quilômetros de distância! Se temos a chance de ir, por quê não? Mas isso é assunto pra mais tarde ou até surgir uma super promoção de passagens aéreas .

   Valeu muito a pena. Cada centavo, cada segundo e poderíamos ter aproveitado ainda mais. Ficam as lembranças e a saudade, pra não deixar esquecer o quanto é bom estar ao lado de quem nós amamos. E na hora de voltar, o carro veio abarrotado de malas, sacolas, presentes, até uma mesinha com cadeira que a Anita ganhou do primo... Família Buscapé voltando pro interior. Que venham as férias de 2016!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que bom te ver por aqui. Adoramos receber suas mensagens. Volte sempre!